O Novembro Azul é a campanha realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por ano são diagnosticados 69.000 novos casos de câncer de próstata no Brasil, e é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma.

O câncer de próstata acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Os principais fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata, idade acima de 50 anos e obesidade. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, além de fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Dr. Danilo Tavares
Hematologista Centron