Outubro Rosa é uma campanha mundial contra o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres de todo o mundo. O CENTRON, mantendo seu compromisso com a vida, apoia esta ideia, lembrando a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
O laço cor de rosa simboliza a campanha e neste mês, vários monumentos ficam iluminados de rosa promovendo uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.
Qual a vantagem do diagnóstico precoce?
Com o diagnóstico precoce aumentam as chances da descoberta da doença em estágio inicial, ou seja, com a doença restrita somente à mama. Com isso e possível observar um aumento considerável da possibilidade de tratamento radical e elevada chance de cura definitiva.
Quais são as estratégias para o diagnóstico precoce do câncer de mama?
Apesar do autoexame e exame clínico da mama se mostrarem eficazes, sem dúvida encontramos na mamografia o principal instrumento para rastreamento do câncer de mama inicial.
Contamos ainda com a ressonância magnética das mamas que auxilia consideravelmente no caso de lesões radiologicamente suspeitas nos métodos inciais (mamografia e ultrassonografia)
Qual a idade ideal para iniciar a realização dos exames de mamografia?
A indicação da idade inicial para realizar os exames de rastreamento deve ser individualizada para cada paciente. Aspectos como antecedentes de doença da mama e história familiar de câncer de mama devem ser considerados. No entanto, todas as mulheres acima dos 40 anos devem discutir com o especialista quando iniciar.
Dr. Luiz Gustavo Torres
Médico Oncologista do Centron