O câncer é a denominação dada a cerca de 100 doenças que surgem através do crescimento desordenado de algumas células anormais do organismo. Apesar de não ser contagioso, quando não diagnosticado e tratado pode rapidamente expandir-se para outros órgãos e tecidos saudáveis. Quando o tumor invade áreas distintas do corpo isso é chamado de metástase.
As células cancerosas desenvolvem-se rapidamente, por isso é tão importante diagnosticar o quanto antes os pacientes com suspeita da doença e realizar exames preventivos como forma de evitar o avanço dos tumores cancerígenos. A formação dos tumores divide-se em malígnos e benígnos. O primeiro consiste em um risco de morte aos pacientes, pois as células cancerosas (neoplasias malignas) são extremamente agressivas ao organismo. Já os tumores benignos, não causam danos aos órgãos porque consistem em uma massa localizada de células que tendem a se multiplicar de forma lenta, sendo muito semelhante ao tecido original, e dificilmente podem representar problemas ao paciente.
Os tipos de câncer são diversos, pois o corpo humano é composto de várias células. Por esse motivo, as denominações dadas à doença vão além das áreas específicas que os tumores atingem e equivalem à velocidade de multiplicação e capacidade das células de invadir outros tecidos e órgãos (metástases).
Causas do Câncer
As causas de origem do câncer podem ser diversas e surgem tanto de fatores externos ou internos em cada organismo, que se interligam na proliferação da doença. Os fatores de risco são capazes de alterar a estrutura genética das células (DNA). Quando se fala em casos relacionados a causas externas, a ligação ocorre através de fatores do meio ambiente, hábitos, costumes sociais e culturais. Com relação a causas internas pode-se citar características como a pré-disposição do material genético e a hereditariedade de cada indivíduo em manifestar a doença. Com isto, é possível determinar as chances de cada pessoa no desenvolvimento do câncer. Alguns casos já são comumente conhecidos pela influência de fatores externos, como o câncer de pulmão (cigarro) e a exposição ao sol (câncer de pele). Os fatores de risco ambientais capazes de aumentar as chances de desenvolver o câncer são chamados de carcínógenos ou cancerígenos.
Além de fatores de risco e da pré-disposição do organismo, o desenvolvimento do câncer também está relacionado ao tempo de exposição e à intensidade em que as células e tecidos do organismo ficaram expostos aos agentes causadores da doença.