Ilustração renderizada de células nervosas
Efeitos colaterais do Sistema Nervoso Central

A toxidade neurológica é a denominação dada a alguns efeitos colaterais provocados no sistema nervoso devido ao uso de medicamentos quimioterápicos durante o tratamento do câncer. Além do uso de drogas no tratamento oncológico, outros fatores podem surgir nas etapas da intervenção dos agentes quimioterápicos: as doses ingeridas, a faixa etária, o uso combinado de outras medicações neurotóxicas, funções hepática e renal e tratamento radioterápico no Sistema Nervoso Central (SNC).

Os efeitos colaterais da toxidade neurológica surgem devido à ação de algumas drogas utilizadas na quimioterapia, que podem ser tóxicas ao sistema nervoso e afetar ainda o Sistema Nervoso Central Periférico (SNP). A gravidade dos sintomas pode variar de acordo com a área afetada, e a intensidade pode ser leve ou intensa.

Efeitos colaterais:

Toxidade do Sistema Nervoso Central (SNC).
Os pacientes podem sentir: insônia, confusão mental, depressão, tonturas e sonolência excessiva.
Vertigens, náuseas, dificuldades na fala, vômitos, imprecisão nos movimentos e falta de coordenação motora e dificuldades na visão.
Convulsões, toxidade do Sistema Nervoso Central Periférico, sensação de frio, calor e formigamento, dormência nos pés e mãos, dores na mandíbula, dor na garganta, fraqueza e dor muscular e sintomas de baixa líbido.
Perda do apetite, dificuldades na audição, prisão de ventre, dificuldade em urinar e retenção urinária.
Vômitos, náuseas, dores de cabeça, febre, tontura e, em alguns casos, paralisia e rigidez da nuca.

Orientações:

Geralmente, os problemas decorrentes da toxidade neurológica são reversíveis. Na maior parte dos casos, os sintomas costumam desaparecer com o fim do tratamento oncológico. Os médicos onco-hematologistas estão aptos a prescrever os farmácos e outras medidas para controlar os efeitos colaterais.

Recomendações:

Ao perceber problemas na visão ou dificuldades motoras, procure pedir a outras pessoas que assumam a direção e não opere máquinas.
Ao sentir dores, frio, dormência ou formigamento, não retire cutículas. Use calçados confortáveis e proteja os pés e mãos.
Atenção ao andar pelas ruas e em áreas com superfície lisa. Se houver necessidade, utilize bengala.
Todos os cuidados devem ser tomados com materiais cortantes de utilização na cozinha e jardinagem. Sempre utilize luvas.